Clássicos nunca saem de moda #3

Posted by Camila on sexta-feira, 27 de agosto de 2010. Filed under: ,

No Clássicos nunca saem de moda mostraremos semanalmente um clássico , contando sua história.E, essa semana, temos O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brönte.

O Morro dos Ventos Uivantes foi laçado em 1847.

Resumo da História:


O Morro dos Ventos Uivantes, é um relato de amor que transcende os amantes, que os exalta e aniquila. Essa paixão e as circunstâncias que a cercaram foram expressas por uma jovem e tímida provinciana, Emily Brontë, que viveu numa região quase inóspita da Inglaterra na primeira metade de século XIX. O livro foi escrito as vésperas da sua precoce morte, sem saber (talvez) que legava à literatura universal um dos mais belos romances de todos os tempos. Emily Brontë, nasceu a 10 de julho de 1818 e foi a quarta filha de Patrick Brontë, pároco da igreja metodista de Haworth, e Maria Branwell, falecida em 1821, aos 39 anos.

O livro é centrado em Yorkshire, norte da Inglaterra, em fins do século XVIII região agreste, desolada e selvagem e varrida pelos ventos, é a mesma que nas primeiras décadas do século serviu de lar quase constante à autora do romance. "Os fortes ventos atlânticos que, de modo turbulento, impelem as nuvens, nevoeiro deste céu escuro e chuvoso". Esse ambiente agreste não impediu que Emily encontrasse nessa solidão muitos prazeres, dos quais o maior era o sentimento da liberdade. Não somente Emily, mas as suas duas irmãs: Anne e Charlotte tiveram contato com o nome da família impressos em livros desde cedo, pois seu pai quando jovem havia publicado vários livros de poesia.

O livro conta a história de duas famílias: Os Earnshaw e os Linton. Os Earnshaw tinham um filho, Hindley e uma filha Catherine. Os Linton igualmente tinham um filho, Edgar, e uma filha Isabella. A família Earnshaw ao fazer uma viagem resolveram adotar um pequeno intruso órfão cigano - Heathcliff. Toda afeição que o pai logo demonstrou pelo intruso enciumaram Hindley e Catherine. Hindley passa a odiar Heathcliff à condição de empregado. Amor, ódio, ciúmes e revoltas permeiam este romance de Emily Brontë, que deveria ser leitura obrigatória nas escolas.O Morro Dos Ventos Uivantes foi mal recebido em seu lançamento. Só foi elevado a um clássico da literatura depois de décadas. O Reverendo Angus Mackey definiu Emily como a irmã mais moça de Shakespeare.

By: Rose Belikov

No Responses to Clássicos nunca saem de moda #3

Leave a Reply

Poderá também gostar de:

Related Posts with Thumbnails